Circulação de dinheiro

Vai viajar com dinheiro? Saiba quando tem de o declarar.
Viajar com dinheiro é possível, seja qual for a quantia que transporta. No entanto, se vai entrar ou sair da União Europeia, com um valor a partir de 10 mil euros, ou equivalente noutra moeda, tem a obrigação legal de o declarar na Alfândega. Conheça as regras e viaje sempre dentro da Lei.

 A partir de que valor sou obrigado a declarar na Alfândega?

Todos os passageiros que entrem ou saiam da União Europeia transportando valor igual ou superior a 10 mil euros, ou equivalente noutras moedas, em dinheiro ou títulos convertíveis como obrigações, ações, cheques de viagem.
Alguns Estados-Membros da União Europeia têm normas extraordinárias de controlo e declaração para a circulação de dinheiro no interior da UE. Essas serão aplicadas em paralelo com as normas comunitárias aqui apresentadas.

 Onde faço a declaração de dinheiro ou valores?

A declaração, devidamente preenchida, deve ser entregue na Alfândega, localizada no interior do aeroporto na zona das chegadas.

 Porque devo fazer a declaração? E o que acontece se não o fizer?

A declaração de valores iguais ou superiores a 10 mil euros é uma obrigação legal para todos os passageiros que entram ou saiam da União Europeia.
Ao fazê-lo está, não só a cumprir a legislação comunitária, como a contribuir para o combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento de terrorismo ou outras atividades ilegais.
Além disso, com a declaração de valores evita que o dinheiro fique retido ou seja apreendido, ou que lhe seja aplicada uma sanção, o que pode acontecer em caso de não declarar ou fazer uma declaração falsa.
Para mais informações sobre os limites de circulação de dinheiro na União Europeia, visite ec.europa.eu/eucashcontrols .

informações úteis

Para qualquer informação adicional, por favor, consulte-nos. Poderemos ajudá-lo.

geral@besttrip.pt 
  +351 253 213 218
  +351 961 555 609
  +351 961 555 609
© copyright 2019 BestTrip®, Travel Agency - RNAVT 8079 - all rights reserved
Praça Padre Ricardo da Rocha, 36 - 4715-293 Braga - Portugal
created by lc-design® with lc google amp optimizer®