Check-in (aeroporto)

Check-in: Saiba como pode fazer.
O check-in é o procedimento obrigatório a todos os passageiros que viajam de avião. Através deste é confirmada a presença do passageiro e respetiva bagagem com a companhia aérea.
Existem, no entanto, diversas formas de efetuar o seu check-in. Conheça-as aqui e escolha a que lhe é mais conveniente.

 Com que antecedência devo fazer o check-in?

A antecedência aconselhada varia consoante os voos. Para evitar atrasos e aproveitar ao máximo o tempo disponível até ao embarque, respeite a antecedência mínima da sua companhia aérea, para que não corra o risco de encontrar o check-in já encerrado.
No balcão de check-in do Aeroporto:
- Voos Schengen: 90 minutos antes da hora do voo
As normas de Schengen eliminaram os controlos nas fronteiras internas dos estados signatários: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Suécia, Suiça.
- Voos Não-Schengen (Europa): 120 minutos antes da hora do voo
- Voos para Países Terceiros (Intercontinentais): 180 minutos antes da hora do voo
O Check-In online pode ser efetuado 48 horas antes na maioria das companhias aéreas – confirme com a companhia aérea qual a antecedência em que pode fazer o seu check-in. Voos para os Estados Unidos e Suiça – 24 horas.
Lembre-se que, após o check-in terá de passar pelo controlo de raio-x e, no caso de viajar para destinos Não-Schengen, ainda terá que passar pelo controlo de passaportes. Desta forma, evite atrasos e planeie com antecedência a sua chegada ao aeroporto.

 Onde posso fazer o check-in?

Como podem existir variações nos procedimentos, antes de viajar, aconselhamos a que contacte a sua companhia aérea para saber quais os documentos necessários e as opções disponíveis que lhe disponibilizam para fazer o check-in.
No entanto, para a maioria dos casos, o check-in poderá ser feito de três formas: via a APP ANA no telemóvel, nos balcões das companhias aéreas no aeroporto, em Kiosk de Self Check-In também no aeroporto e, ainda, via internet ou telemóvel.

 Como faço o check-in nos balcões das companhias aéreas?

Uma vez no aeroporto dirija-se à área do Check-In.
Procure pelo balcão do seu check-in nos monitores informativos, que correspondem o número de voo com o balcão respetivo, ou diretamente nos balcões, através do monitor identificativo que indica a companhia aérea, destino e número de voo.

 Como faço o Self Check-In nos Kiosks disponíveis no aeroporto?

Os Kiosks de Self Check-In permitem aos passageiros evitar eventuais filas de espera.
Por exemplo, no Aeroporto de Lisboa, encontra Kiosks de Self Check-In no Terminais 1, nas áreas de check-in e, também, nas partidas e junto à entrada do metro.

 Se tiver bagagem de porão posso fazer o Self Check-In?

Sim. Mesmo que tenha bagagem de porão poderá fazer o Self Check-In nos Kiosks das companhias aéreas. Para despachar a bagagem basta que, depois do Self Check-In, dirija-se aos balcões drop-off.

 Como faço o check-in através da internet ou do telemóvel?

Para fazer o seu check-in comodamente, faça o download da APP ANA onde disponibilizamos o check-in para diferentes companhias aéreas.
Pode também consultar o site da sua companhia aérea e seguir as instruções. O check-in fica completo quando receber o seu cartão de embarque por email, que deverá apresentar sempre que solicitado (eletronicamente ou impresso).

 Se tiver bagagem de porão e tiver feito o Check-In Online ou Mobile, como despacho a minha bagagem?

Se tiver bagagem para despachar e fez o seu Check-In Online ou Mobile, dirija-se ao balcão de drop-off da sua companhia aérea e entregue a sua bagagem. Desta forma, está pronto para seguir diretamente para o controlo de segurança.

Check-in (hotel)

A segurança em primeiro lugar: estes são os artigos que não pode transportar.
Nos aeroportos e viagens de avião. a segurança está sempre em primeiro lugar. A pensar em si e em todos os passageiros, há artigos proibidos e interditos nas áreas restritas do aeroporto e no avião. Saiba o que não pode transportar e viaje com toda a segurança.

 Há artigos proibidos na bagagem de mão?

Sim. Nas áreas restritas de segurança e no avião, os passageiros estão impedidos de transportar qualquer tipo de arma ou ferramenta, objetos pontiagudos ou cortantes, bem como substâncias consideradas perigosas.
Para saber o que pode transportar na bagagem de mão e como deve ser embalado, consulte a Informação sobre líquidos.

 Quais são os artigos proibidos na bagagem de porão?

Na bagagem de porão é proibido o transporte de materiais explosivos, substâncias e/ou dispositivos incendiários.

 Que artigos são considerados proibidos?

Entre outros, estes são alguns dos artigos proibidos:
- Pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que possam disparar projéteis.
- Armas de brincar/réplicas de metal e plástico, incluindo pistolas de água.
- Fisgas, dardos, tacos ou bastões de desporto.
- Objetos pontiagudos ou cortantes, como lâminas de barbear, facas, tesouras ou outros objetos com lâminas pontiagudas com mais de 6 cm, seringas (exceto em casos de prescrição médica).
- Ferramentas de trabalho.
- Material pirotécnico, líquidos ou sólidos inflamáveis.
- Lixívia, ácidos e venenos.
- Objetos de ar ou gás comprimido.
Para mais informações, consulte a lista de artigos proibidos na página da Autoridade Nacional de Aviação Civil ou contacte a sua companhia aérea.

 Sou fumador. Posso transportar cigarros e isqueiro?

É totalmente proibido fumar no avião e, no aeroporto, apenas pode fumar nas áreas assinaladas para o efeito. Contudo, o tabaco pode ser transportado na bagagem de mão.
No controlo de segurança, isqueiro ou cigarro eletrónico deverão ser incluídos na bagagem de mão.
Lembre-se que é proibido o uso de cigarros eletrónicos a bordo.

 Se tiver na minha bagagem algum artigo proibido ou com restrições de transporte, o que devo saber?

Caso aconteça, o passageiro pode voltar atrás e entregar o artigo proibido ou com restrições de transporte a um familiar, pode despachá-lo como bagagem de porão, se permitido, ou enviar por correio verde, no posto que existe junto ao controlo de segurança.

informações úteis

Para qualquer informação adicional, por favor, consulte-nos. Poderemos ajudá-lo.

geral@besttrip.pt 
  +351 253 213 218
  +351 961 555 609
  +351 961 555 609
© copyright 2019 BestTrip®, Travel Agency - RNAVT 8079 - all rights reserved
Praça Padre Ricardo da Rocha, 36 - 4715-293 Braga - Portugal
created by lc-design® with lc google amp optimizer®