Bagagem de Mão

Quanto menos melhor!
A segurança e o conforto a bordo são as duas prioridades nas viagens de avião. É por isso que, no que diz respeito à bagagem de mão, as regras são claras: deve levar consigo apenas o que é imprescindível. Tudo o resto deve seguir para o porão. Conheça os limites e saiba como fazer as malas na próxima viagem.

 Quantas malas posso levar como bagagem de mão? 

Regra geral, apenas é permitida a entrada no avião com um só volume, e desde que este respeite os limites máximos de peso e dimensão.
É aconselhável que tudo o que queira levar consigo no avião – objetos pessoais, computador ou tablet, máquina fotográfica ou outros - possa ser acondicionado num único saco ou mala.
Uma vez que as companhias aéreas podem optar por despachar para o porão a bagagem de mão que exceda ou não cumpra as regras de segurança, para saber o que levar, deve contactar a sua companhia aérea antes de viajar.

 Quais são as medidas máximas da bagagem de mão? 

Existem limites máximos de peso e dimensão, por isso deve informar-se com a sua companhia aérea sobre os que se aplicam para a sua viagem.

 O que posso, ou não, levar na bagagem de mão?

Deve levar na bagagem de mão apenas os artigos que sejam absolutamente imprescindíveis, como documentos e objetos pessoais, artigos de higiene ou medicamentos que tenha de transportar consigo. Tenha também em conta que o transporte de alguns artigos é permitido apenas no porão.
Para conhecer as restrições e regras de transporte, bem como o que não pode transportar, consulte Artigos Proibidos e Informações Sobre Líquidos.

 É necessária alguma autorização para transportar insulina, agulhas, seringas e canetas de injeção?

Não é necessária qualquer declaração especial para o efeito. No entanto, aconselha-se o passageiro a fazer-se acompanhar de declaração médica ou qualquer outro documento adequado, que ateste a necessidade destes artigos durante a viagem, a fim de facilitar e tornar o controlo de segurança mais célere.

Artigos proibidos

A segurança em primeiro lugar: estes são os artigos que não pode transportar.
Nos aeroportos e viagens de avião. a segurança está sempre em primeiro lugar. A pensar em si e em todos os passageiros, há artigos proibidos e interditos nas áreas restritas do aeroporto e no avião. Saiba o que não pode transportar e viaje com toda a segurança.

 Há artigos proibidos na bagagem de mão?

Sim. Nas áreas restritas de segurança e no avião, os passageiros estão impedidos de transportar qualquer tipo de arma ou ferramenta, objetos pontiagudos ou cortantes, bem como substâncias consideradas perigosas.
Para saber o que pode transportar na bagagem de mão e como deve ser embalado, consulte a Informação sobre líquidos.

 Quais são os artigos proibidos na bagagem de porão?

Na bagagem de porão é proibido o transporte de materiais explosivos, substâncias e/ou dispositivos incendiários.

 Que artigos são considerados proibidos?

Entre outros, estes são alguns dos artigos proibidos:
- Pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que possam disparar projéteis.
- Armas de brincar/réplicas de metal e plástico, incluindo pistolas de água.
- Fisgas, dardos, tacos ou bastões de desporto.
- Objetos pontiagudos ou cortantes, como lâminas de barbear, facas, tesouras ou outros objetos com lâminas pontiagudas com mais de 6 cm, seringas (exceto em casos de prescrição médica).
- Ferramentas de trabalho.
- Material pirotécnico, líquidos ou sólidos inflamáveis.
- Lixívia, ácidos e venenos.
- Objetos de ar ou gás comprimido.
Para mais informações, consulte a lista de artigos proibidos na página da Autoridade Nacional de Aviação Civil ou contacte a sua companhia aérea.

 Sou fumador. Posso transportar cigarros e isqueiro?

É totalmente proibido fumar no avião e, no aeroporto, apenas pode fumar nas áreas assinaladas para o efeito. Contudo, o tabaco pode ser transportado na bagagem de mão.
No controlo de segurança, isqueiro ou cigarro eletrónico deverão ser incluídos na bagagem de mão.
Lembre-se que é proibido o uso de cigarros eletrónicos a bordo.

 Se tiver na minha bagagem algum artigo proibido ou com restrições de transporte, o que devo saber?

Caso aconteça, o passageiro pode voltar atrás e entregar o artigo proibido ou com restrições de transporte a um familiar, pode despachá-lo como bagagem de porão, se permitido, ou enviar por correio verde, no posto que existe junto ao controlo de segurança.

Informação sobre líquidos

Leve na bagagem de mão apenas o essencial.
Por questões de segurança, existem algumas limitações de quantidade e regras de embalamento dos líquidos transportados na bagagem de mão. Para embarcar sem demoras, nem contratempos, saiba que líquidos pode levar e como deve transportar esses artigos. Lembre-se que o que não puder ser transportado na sua bagagem de mão, desde que não seja um objeto proibido, poderá ser despachado na bagagem de porão.

 O que são considerados líquidos?

Os líquidos incluem todos os artigos líquidos, aerossóis e géis (LAG), ou seja, todos estes produtos ou os de consistência semelhante a:
- águas e outras bebidas,
- pasta de dentes,
- loções,
- perfumes,
- gel de cabelo,
- espumas de cabelo e de barbear,
- cremes,
- pastas e patês,
- compotas e queijos moles,
- sopas,
- xaropes.

 Como devo transportar os líquidos?

Em recipientes com um máximo de 100 ml (ou 100 gr) por artigo, embalados num único saco transparente de 20 cm x 20 cm (apenas um por passageiro), que possa ser aberto e fechado de novo.
A regra de ouro é, por isso, transportar todos os artigos líquidos com mais de 100 ml na bagagem de porão.

 Quais são as exceções?

Medicamentos líquidos ou produtos dietéticos especiais (incluindo comida para bebé – papas, boiões de fruta, iogurtes e biberões de leite) fora do saco de plástico transparente, ou em quantidade superior a 100 ml / 100 gr, para os quais se aconselha a levar um documento ou declaração médica que confirme essa necessidade.
Os medicamentos em comprimidos ou em pó não estão sujeitos às restrições dos líquidos.
Os artigos líquidos comprados nas lojas do aeroporto, após o controlo de segurança, ou a bordo, são também aceites, desde que estejam num saco inviolável selado (fornecido pelas lojas duty-free) com o recibo de compra no interior.

 Como é feito o controlo de segurança?

- Se transporta líquidos em recipientes até 100 ml, dentro de um saco de plástico transparente, que possa ser aberto e voltar a ser fechado, dirija-se aos pontos de segurança normais. Deve apresentar esse saco separado da restante bagagem de mão.
- Se transporta líquidos acima dos 100 ml (comprados dentro das lojas duty-free do aeroporto ou a bordo dos aviões, medicamentos ou produtos dietéticos especiais), dirija-se ao ponto de segurança indicado para este tipo de artigos, e apresente-os separadamente da restante bagagem de mão. Lembre-se de que não deve abrir o saco antes de chegar ao seu destino, pois os produtos serão recusados no controlo de segurança do aeroporto.

 Se tiver na minha bagagem algum artigo proibido ou com restrições de transporte, o que devo saber?

Caso aconteça, o passageiro pode voltar atrás e entregar o artigo proibido ou com restrições de transporte a um familiar, pode despachá-lo como bagagem de porão, se permitido, ou enviar por correio verde, no posto que existe junto ao controlo de segurança.
Esteja preparado para o Controlo de Segurança e evite atrasos.

Bagagem de Porão

Deixe para a bagagem de porão o que não precisa de ter à mão.
Quando viaja de avião a sua bagagem tem lugar no porão. E apesar de aqui poder transportar tudo o que não é essencial ter consigo na cabine, há limites de peso, restrições ao transporte de alguns artigos, e regras que deve conhecer para poder levar na viagem tudo o que lhe faz falta.

 Há algum limite para a bagagem de porão?

Sim. Deve sempre contactar a sua companhia aérea antes de viajar, pois dependendo do destino, da companhia ou classe em que viaja, os limites em relação ao número de peças e respetivo peso podem variar.
Caso tenha sobrepeso de bagagem e não queira pagar taxas extra de transporte, poderá deixá-la nos cacifos do aeroporto até ao seu regresso.

 Tenho bagagem especial, o que devo fazer?

Se transporta equipamento desportivo, instrumentos musicais, animais ou outro tipo de bagagem especial ou volumosa, é aconselhável contactar a companhia aérea antes de viajar. Dessa forma, ficará a saber os custos, limites, procedimentos e documentos necessários para um embarque sem contratempos.

 A minha bagagem não chegou ou chegou danificada.

Se a sua bagagem se extraviou ou chegou danificada por problemas não originados por defeito inerente à própria bagagem, deverá reclamar junto da sua companhia aérea, no prazo de 7 dias a contar da data de entrega da bagagem, ou de 21 dias se tiver recebido a bagagem com atraso.

 Há algum artigo proibido na bagagem de porão?

Sim. Tendo a segurança como prioridade, os passageiros não podem transportar na bagagem de porão quaisquer materiais explosivos ou dispositivos incendiários.
Deve, também, confirmar se artigos que não são permitidos na bagagem de mão podem ser transportados no porão, visto que aqui o transporte é menos restritivo. Para saber tudo sobre o que é proibido transportar, consulte Artigos Proibidos.

 Como posso proteger a minha bagagem?

Para garantir que a sua bagagem está bem protegida, o aeroporto dispõe de diversas opções de segurança – desde cadeados e cintas de segurança, disponíveis nas lojas especializadas em bagagem, ao serviço Safebag que protege e acondiciona as suas malas.

Problemas com a bagagem

Se perdeu algum volume ou artigo da sua bagagem, ou se esta foi transviada, podemos ajudá-lo. Veja aqui onde se deve dirigir e encontre o que perdeu.

 Perdi algo no avião, a minha bagagem perdeu-se ou chegou danificada. Quem devo contactar?

Quando uma destas situações acontece, deve contactar a companhia aérea em que viajou que, por sua vez, contactará o agente de handling que serviu o seu voo.
Se o que perdeu no avião foram os seus documentos de identificação, estes serão entregues diretamente à polícia do aeroporto. Deverá contactá-los o mais rapidamente possível.
Os aeroportos têm um balcão de perdidos e achados onde poderá dirigir-se para mais informações.
Se a sua bagagem se extraviou ou chegou danificada por problemas não originados por defeito inerente à própria bagagem, deverá reclamar junto da sua companhia aérea, no prazo de 7 dias a contar da data de entrega da bagagem, ou de 21 dias se tiver recebido a bagagem com atraso.

 Perdi algo no aeroporto ou parque de estacionamento. O que devo fazer?

Quando perde algum objeto pessoal no aeroporto ou no parque de estacionamento, se ocorrer na área pública, contacte os a seção de perdidos e achados do aeroporto. Normalmente estas seções são da responsabilidade da polícia do aeroporto. 
Se tiver acontecido depois do controlo de segurança, contacte a polícia ou o departamento da alfândega.

informações úteis

Para qualquer informação adicional, por favor, consulte-nos. Poderemos ajudá-lo.

geral@besttrip.pt 
  +351 253 213 218
  +351 961 555 609
  +351 961 555 609
© copyright 2019 BestTrip®, Travel Agency - RNAVT 8079 - all rights reserved
Praça Padre Ricardo da Rocha, 36 - 4715-293 Braga - Portugal
created by lc-design® with lc google amp optimizer®