Regra geral, apenas é permitida a entrada no avião com um só volume, e desde que este respeite os limites máximos de peso e dimensão.
É aconselhável que tudo o que queira levar consigo no avião – objetos pessoais, computador ou tablet, máquina fotográfica ou outros - possa ser acondicionado num único saco ou mala.
Uma vez que as companhias aéreas podem optar por despachar para o porão a bagagem de mão que exceda ou não cumpra as regras de segurança, para saber o que levar, deve contactar a sua companhia aérea antes de viajar.
Existem limites máximos de peso e dimensão, por isso deve informar-se com a sua companhia aérea sobre os que se aplicam para a sua viagem.
Deve levar na bagagem de mão apenas os artigos que sejam absolutamente imprescindíveis, como documentos e objetos pessoais, artigos de higiene ou medicamentos que tenha de transportar consigo. Tenha também em conta que o transporte de alguns artigos é permitido apenas no porão.
Para conhecer as restrições e regras de transporte, bem como o que não pode transportar, consulte Artigos Proibidos e Informações Sobre Líquidos.
Não é necessária qualquer declaração especial para o efeito. No entanto, aconselha-se o passageiro a fazer-se acompanhar de declaração médica ou qualquer outro documento adequado, que ateste a necessidade destes artigos durante a viagem, a fim de facilitar e tornar o controlo de segurança mais célere.
Sim. Nas áreas restritas de segurança e no avião, os passageiros estão impedidos de transportar qualquer tipo de arma ou ferramenta, objetos pontiagudos ou cortantes, bem como substâncias consideradas perigosas.
Para saber o que pode transportar na bagagem de mão e como deve ser embalado, consulte a Informação sobre líquidos.
Na bagagem de porão é proibido o transporte de materiais explosivos, substâncias e/ou dispositivos incendiários.
Entre outros, estes são alguns dos artigos proibidos:
- Pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que possam disparar projéteis.
- Armas de brincar/réplicas de metal e plástico, incluindo pistolas de água.
- Fisgas, dardos, tacos ou bastões de desporto.
- Objetos pontiagudos ou cortantes, como lâminas de barbear, facas, tesouras ou outros objetos com lâminas pontiagudas com mais de 6 cm, seringas (exceto em casos de prescrição médica).
- Ferramentas de trabalho.
- Material pirotécnico, líquidos ou sólidos inflamáveis.
- Lixívia, ácidos e venenos.
- Objetos de ar ou gás comprimido.
Para mais informações, consulte a lista de artigos proibidos na página da Autoridade Nacional de Aviação Civil ou contacte a sua companhia aérea.
É totalmente proibido fumar no avião e, no aeroporto, apenas pode fumar nas áreas assinaladas para o efeito. Contudo, o tabaco pode ser transportado na bagagem de mão.
No controlo de segurança, isqueiro ou cigarro eletrónico deverão ser incluídos na bagagem de mão.
Lembre-se que é proibido o uso de cigarros eletrónicos a bordo.
Caso aconteça, o passageiro pode voltar atrás e entregar o artigo proibido ou com restrições de transporte a um familiar, pode despachá-lo como bagagem de porão, se permitido, ou enviar por correio verde, no posto que existe junto ao controlo de segurança.
Os líquidos incluem todos os artigos líquidos, aerossóis e géis (LAG), ou seja, todos estes produtos ou os de consistência semelhante a:
- águas e outras bebidas,
- pasta de dentes,
- loções,
- perfumes,
- gel de cabelo,
- espumas de cabelo e de barbear,
- cremes,
- pastas e patês,
- compotas e queijos moles,
- sopas,
- xaropes.
Em recipientes com um máximo de 100 ml (ou 100 gr) por artigo, embalados num único saco transparente de 20 cm x 20 cm (apenas um por passageiro), que possa ser aberto e fechado de novo.
A regra de ouro é, por isso, transportar todos os artigos líquidos com mais de 100 ml na bagagem de porão.
Medicamentos líquidos ou produtos dietéticos especiais (incluindo comida para bebé – papas, boiões de fruta, iogurtes e biberões de leite) fora do saco de plástico transparente, ou em quantidade superior a 100 ml / 100 gr, para os quais se aconselha a levar um documento ou declaração médica que confirme essa necessidade.
Os medicamentos em comprimidos ou em pó não estão sujeitos às restrições dos líquidos.
Os artigos líquidos comprados nas lojas do aeroporto, após o controlo de segurança, ou a bordo, são também aceites, desde que estejam num saco inviolável selado (fornecido pelas lojas duty-free) com o recibo de compra no interior.
- Se transporta líquidos em recipientes até 100 ml, dentro de um saco de plástico transparente, que possa ser aberto e voltar a ser fechado, dirija-se aos pontos de segurança normais. Deve apresentar esse saco separado da restante bagagem de mão.
- Se transporta líquidos acima dos 100 ml (comprados dentro das lojas duty-free do aeroporto ou a bordo dos aviões, medicamentos ou produtos dietéticos especiais), dirija-se ao ponto de segurança indicado para este tipo de artigos, e apresente-os separadamente da restante bagagem de mão. Lembre-se de que não deve abrir o saco antes de chegar ao seu destino, pois os produtos serão recusados no controlo de segurança do aeroporto.
Caso aconteça, o passageiro pode voltar atrás e entregar o artigo proibido ou com restrições de transporte a um familiar, pode despachá-lo como bagagem de porão, se permitido, ou enviar por correio verde, no posto que existe junto ao controlo de segurança.
Esteja preparado para o Controlo de Segurança e evite atrasos.
Sim. Deve sempre contactar a sua companhia aérea antes de viajar, pois dependendo do destino, da companhia ou classe em que viaja, os limites em relação ao número de peças e respetivo peso podem variar.
Caso tenha sobrepeso de bagagem e não queira pagar taxas extra de transporte, poderá deixá-la nos cacifos do aeroporto até ao seu regresso.
Se transporta equipamento desportivo, instrumentos musicais, animais ou outro tipo de bagagem especial ou volumosa, é aconselhável contactar a companhia aérea antes de viajar. Dessa forma, ficará a saber os custos, limites, procedimentos e documentos necessários para um embarque sem contratempos.
Se a sua bagagem se extraviou ou chegou danificada por problemas não originados por defeito inerente à própria bagagem, deverá reclamar junto da sua companhia aérea, no prazo de 7 dias a contar da data de entrega da bagagem, ou de 21 dias se tiver recebido a bagagem com atraso.
Sim. Tendo a segurança como prioridade, os passageiros não podem transportar na bagagem de porão quaisquer materiais explosivos ou dispositivos incendiários.
Deve, também, confirmar se artigos que não são permitidos na bagagem de mão podem ser transportados no porão, visto que aqui o transporte é menos restritivo. Para saber tudo sobre o que é proibido transportar, consulte Artigos Proibidos.
Para garantir que a sua bagagem está bem protegida, o aeroporto dispõe de diversas opções de segurança – desde cadeados e cintas de segurança, disponíveis nas lojas especializadas em bagagem, ao serviço Safebag que protege e acondiciona as suas malas.
Quando uma destas situações acontece, deve contactar a companhia aérea em que viajou que, por sua vez, contactará o agente de handling que serviu o seu voo.
Se o que perdeu no avião foram os seus documentos de identificação, estes serão entregues diretamente à polícia do aeroporto. Deverá contactá-los o mais rapidamente possível.
Os aeroportos têm um balcão de perdidos e achados onde poderá dirigir-se para mais informações.
Se a sua bagagem se extraviou ou chegou danificada por problemas não originados por defeito inerente à própria bagagem, deverá reclamar junto da sua companhia aérea, no prazo de 7 dias a contar da data de entrega da bagagem, ou de 21 dias se tiver recebido a bagagem com atraso.
Quando perde algum objeto pessoal no aeroporto ou no parque de estacionamento, se ocorrer na área pública, contacte os a seção de perdidos e achados do aeroporto. Normalmente estas seções são da responsabilidade da polícia do aeroporto.
Se tiver acontecido depois do controlo de segurança, contacte a polícia ou o departamento da alfândega.
geral@besttrip.pt
+351 253 213 218
+351 961 555 609
+351 961 555 609
© copyright 2019 BestTrip®, Travel Agency - RNAVT 8079 - all rights reserved
Praça Padre Ricardo da Rocha, 36 - 4715-293 Braga - Portugal
created by lc-design® with lc google amp optimizer®