Animais de estimação

Transporte de animais: o seu melhor amigo merece um lugar especial.
Embora cada companhia aérea tenha as suas regras, é possível transportar animais de companhia num avião. Nesta página encontra todas as informações sobre o que deve fazer para que o seu melhor amigo possa embarcar, bem como algumas sugestões de como pode tornar a viagem o mais confortável possível para ambos.

 Posso viajar de avião com o meu animal de estimação?

Nem todas as companhias aéreas permitem o transporte de animais, com exceção de cães-guia. Por sua vez, as que permitem têm critérios para determinar onde viaja o animal e quais as taxas e preços a pagar. São eles: o tamanho, peso, espécie e raça.
A maior parte das companhias aéreas apenas permite que animais de pequeno porte ou cães-guia viajem na cabine. Animais de médio ou grande porte serão transportados no compartimento de carga, no porão.
É, portanto, aconselhável que se informe junto das companhias aéreas, compare as condições, reserve o bilhete e saiba quais os documentos necessários com antecedência, para que possa escolher a solução mais conveniente para si.

 O que preciso de saber para comprar o bilhete?

As companhias aéreas têm vagas limitadas para transporte de animais em cada voo. Desta forma, o transporte do animal ficará sempre sujeito a confirmação. Contudo, para fazer a reserva do bilhete deverá, desde logo, prestar algumas informações:
- Tipo de animal de companhia a transportar
- Dimensões do contentor de transporte
- Peso total do animal com o contentor

 Quais são os documentos necessários para viajar?

As regras de transporte do seu animal podem variar consoante os países de partida e destino.
Para viajar dentro da União Europeia, o seu gato, cão ou furão precisa de:
- Ter um Passaporte de Animal de Companhia da União Europeia, emitido por um médico veterinário autorizado.
- Ter um microchip de identificação ou uma tatuagem legível cuja aplicação seja anterior a 3 de julho de 2011.
- É necessário ter a vacina contra a raiva válida. Caso tenha dúvidas se a vacina do seu animal é válida, consulte a Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
Alguns Estados-Membros da União Europeia, como o Reino Unido, Irlanda, Finlândia e Malta, para além destas condições, têm regras mais estritas, deve também consultar as autoridades oficiais destes países ou a Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
Se viaja para fora da União Europeia ou chega a Portugal com um animal de companhia de fora da União Europeia, deve informar-se também junto da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
Todas as companhias aéreas têm normas rigorosas relativamente ao transporte de animais, tanto na cabine, como no porão. É, por isso, fundamental que siga à risca as instruções da companhia aérea escolhida.

 Quais são os documentos necessários se o meu animal de companhia é de outra espécie?

Para viajar com outros animais de companhia, como por exemplo aves, répteis, coelhos ou roedores, recomendamos que consulte as autoridades oficiais dos respetivos países.

 Quais as normas sobre o contentor de transporte?

À exceção dos cães-guia, todos os animais de companhia têm de ser transportados num contentor específico/kennel.
Pode comprar os contentores em lojas da especialidade e certifique-se de que têm espaço suficiente para que o animal se movimente à vontade, se levante ou deite de forma natural e confortável.
Contudo, uma vez que cada companhia aérea tem dimensões máximas permitidas na cabine e no porão, antes de comprar o contentor deve informar-se das medidas permitidas junto da companhia em que viaja.

 Alguns conselhos para que o seu animal de companhia se sinta bem no contentor de transporte

- O animal deve estar familiarizado com a caixa de transporte antes de viajar para evitar que fique ansioso. Nos dias anteriores à viagem, coloque guloseimas, brinquedos ou comida dentro da caixa, para que ele se vá habituando.
- Ponha uma etiqueta na caixa com informações sobre o animal: nome, nome do dono e morada de destino.
- Para neutralizador odores deve olear o contentor.
- Para que o contentor fique mais confortável, forre o fundo com material absorvente e deixe algum objeto que lhe seja familiar, para que ele se sinta mais à vontade durante a viagem.

 Algumas recomendações para preparar a viagem

- Avise a sua companhia aérea com a máxima antecedência possível.
- Antes da viagem, não alimente demasiado o animal. Ele deve embarcar apenas com uma refeição ligeira.
- Antes de o colocar no contentor, ponha-o em movimento para descontrair.
- Lembre-se que o check in de passageiros com animais pode demorar mais tempo. Informe-se junto da sua companhia aérea sobre com que antecedência deve estar no aeroporto.

 Tenho um cão-guia ou de serviço, como pode viajar?

A maior parte das companhias aéreas permite o acompanhamento de cães-guia ou de serviço na cabine.
Porque são animais treinados para o acompanhamento de pessoas com algum tipo de deficiência, o seu transporte não tem custos, nem obrigatoriedade de utilização do contentor para transporte.
No entanto, para poderem viajar com este estatuto, é necessário apresentar a documentação atempadamente, ter um atestado médico que comprove a necessidade do acompanhamento do cão-guia, bem como informar a companhia aérea da sua viagem.

informações úteis

Para qualquer informação adicional, por favor, consulte-nos. Poderemos ajudá-lo.

geral@besttrip.pt 
  +351 253 213 218
  +351 961 555 609
  +351 961 555 609
© copyright 2019 BestTrip®, Travel Agency - RNAVT 8079 - all rights reserved
Praça Padre Ricardo da Rocha, 36 - 4715-293 Braga - Portugal
created by lc-design® with lc google amp optimizer®